Como evitar problemas fiscais e tributários na empresa

Todas as questões voltadas para a organização fiscal e tributária de uma empresa representam pilares de suma importância para a saúde do seu empreendimento e quando não bem geridos podem ocasionar em problemas fiscais e tributários na empresa.

Embora seja um problema extremamente sério, é muito comum entre as empresas brasileiras, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, realizado a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem) evidenciou que cerca de 90% das empresas no Brasil possuem alguma irregularidade. 

As consequências da falta de regularidade no âmbito fiscal das empresas são altas, principalmente do ponto de vista financeiro, com punições em multas de alto valor e outras medidas que prejudicam o seu negócio e podem levá-lo a fechar o seu sonhado empreendimento. 

A fim de evitar tais problemas totalmente, o ideal é sempre se atualizar quanto às questões tributárias nacionais, estaduais e municipais para manter sua empresa regularizada de acordo com a legislação atual. 

Conheça os 4 problemas fiscais mais comuns em empresas brasileiras

Não emitir nota fiscal

Apesar do conhecimento geral da segurança que a nota fiscal traz tanto para o empresário quanto para o seu cliente, é muito comum encontrarmos estabelecimentos que não realizam a prática de emitir as notas fiscais daquilo que é negociado no seu comércio ou prestação de serviço. 

A falta da emissão, além de prejudicar o controle de estoque e de serviços prestados, também omite aquela negociação da Receita Federal e pode ser configurada como sonegação de impostos e prevê multa para o praticante. 

Escolha do regime de tributação 

A falta de uma boa orientação pode levar a um erro extremamente comum, a equivocação na escolha do regime de tributação. Atualmente existem 3 regimes no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real; A escolha incorreta do regime de tributação implica em problemas fiscais quanto ao pagamento de impostos e o pagamento dos mesmos em excesso, causando prejuízos e desorganização na sua empresa. 

Atraso no pagamento de impostos

É extremamente comum o atraso no pagamento de impostos, uma prática que muitas vezes é levada com normalização mas que deve ser vista com muita atenção. O atraso no pagamento das responsabilidades fiscais da sua empresa podem acarretar em multa, pagamento de juros e até mesmo a suspensão do seu CNPJ até que tudo seja regularizado. 

Atraso ou falta de entrega de declarações 

Além do pagamento de impostos, a legislação fiscal e contábil brasileira prevê a entrega, em prazos determinados, de diversas declarações que muitas vezes são esquecidas ou desconhecidas pelas empresas que não possuem o assessoramento de especialistas sobre tais questões burocráticas. 

Alguns exemplos são: a Escrituração Contábil Fiscal ou a Declaração de Débitos Tributários Federais, por exemplo. A omissão na entrega e o não cumprimento dos prazos gera problemas fiscais com consequências variadas para o seu negócio. 

Para evitar problemas como o atraso dessas declarações ou qualquer outro listado ou não aqui, é necessário ter uma assistência especializada de quem entende e conhece as tributações do estado do seu negócio e suas particularidades. Não corra riscos de ser pego pela fiscalização da Receita Federal e mantenha seu negócio regularizado. 

Entre em contato com um dos nossos especialistas e tenha toda a assistência indispensável para ajudar sua empresa a avançar cada vez mais. 

Se você precisa de ajuda nos serviços de contabilidade da sua empresa, saiba que a Lancer Contadores pode te ajudar 

Conte com a Lancer Contadores, uma empresa de contabilidade em Maceió para atuar de forma transparente e objetiva na melhor solução para as adversidades dentro da sua empresa e com uma equipe competente, focada em resultados.

Entre em contato para falar com um de nossos especialistas e entender como podemos ajudar seu negócio.

LEIA MAIS

Solicite agora um orçamento

Clique no botão abaixo para solicitar uma proposta.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: