Passo a passo para abertura de empresa em Maceió

Se você é um empreendedor e reside em Maceió, já deve ter se perguntado quais são os passos para abertura de empresa em Maceió, o que é preciso fazer para que seu negócio saia do papel e vire realidade.

Além da parte burocrática, que oficializa o funcionamento do seu negócio, é importante estar atento a outros passos desse processo para que sua empresa possa trabalhar com responsabilidade e segurança. Por isso, trouxemos um passo a passo para te ajudar.

Passo a passo para abertura de empresa em Maceió

1. Elabore um plano de negócio

Possuir um plano de negócios, vai auxiliar a sua empresa a compreender os passos que serão dados inicialmente, tanto para a sua criação, como para o seu crescimento posteriormente em Maceió e região. Nesse plano deve conter os objetivos, metas, planos de marketing, operacional e financeiro para que os pilares da empresa sejam bem estabelecidos.

2. Prepare a documentação

Para abertura da empresa em Maceió, é necessário documentação das partes envolvidas na sociedade dos negócios, para os sócios é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento (se for casado), título de eleitor ou número do recibo da última declaração de Imposto de Renda.

Já para formalizar a localização da empresa, deve apresentar, número do IPTU do imóvel, comprovante de endereço ou contrato de locação.

3. Escolha o modelo de negócios da empresa

Para saber qual modelo de negócio se encaixa a sua empresa é preciso conhecer quais são e suas características, para que aliado ao seu objetivo com a empresa e como pretender construir seu funcionamento em Maceió, tome a melhor decisão.

Alguns modelos são: franquia, assinatura, freemium, marketplace e economia colaborativa, com a ajuda de um contador é possível conhecer a fundo cada um e fazer a definição.

4. Defina qual será o tipo de empresa do seu negócio: MEI, ME ou EPP

Os principais tipos de empresas mais comuns são: MEI, ME ou EPP. Cada um, suas particularidades, tributos e regras a serem seguidas.

O MEI é uma primeira categoria, mais acessível e com algumas limitações como parceiros, rendimento e funcionários. Em ME e EPP, as opções são maiores e você pode montar seu negócio de acordo com suas necessidades.

5. Defina a natureza jurídica da empresa

Após determinar o tamanho da empresa é hora de definir a natureza jurídica do seu negócio. As principais pessoas jurídicas utilizadas para abrir uma empresa são: EI – Empresa Individual, SLU – Sociedade Limitada Unipessoal e LTDA – Sociedade Limitada.

6. Escolha o Regime Tributário

Após determinar o porte, a forma de estabelecimento e suas atividades, é hora de definir o melhor regime tributário para sua empresa. Alguns deles são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real

É imperativo que você tenha um contador experiente para ajudá-lo durante esse processo para garantir que você não pague mais do que o necessário.

Geralmente, as empresas iniciantes têm vantagem no Simples Nacional devido às alíquotas mais baixas, arquivamento mais simples e menos burocracia. Mas essa resposta só pode ser dada pelos profissionais após análise da sua atividade, faturação e previsões de custos.

7. Produza o Contrato Social com a participação dos sócios

O Contrato Social é a certidão de nascimento da empresa. Ele conterá todos os dados básicos do negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais são as responsabilidades de cada sócio e do negócio, quais são os ramos de atuação e demais detalhes.

Toda empresa no Brasil precisa de um contrato social para operar e se registrar em uma instituição pública. Ele também será usado para participar de licitações governamentais e para abrir sua conta bancária.

8. Oficialize o registro na Junta Comercial

Atualmente, o processo de constituição de uma empresa encontra-se totalmente integrado entre a Junta Comercial, Prefeitura, Receita Feral e Secretária da Fazenda, e ao solicitar a viabilidade da junta comercial, a prefeitura já dá seu parecer.

A empresa será cadastrada, depois da aprovação da documentação e serão gerados os registros no CNPJ (da Receita Federal), no Cadastro Estadual (da Fazenda) e NIRE (da Comissão de Comércio) e no Cadastro Municipal (da Prefeitura).

Ao final desta fase, você terá aberto seu negócio com o devido registro. No entanto, a partir desse momento, começam a surgir as obrigações legais primárias e secundárias da empresa.

9. Obtenha o alvará de funcionamento

Algumas atividades consideradas de baixo risco, podem ser dispensadas de obter o alvará de funcionamento, para isso você deve saber se sua empresa se encaixa nesse perfil. Caso não, deve buscar com a prefeitura de Maceió a autorização e o documento que comprove o funcionamento, mediante uma vistoria da prefeitura.

9. Contrate um contador de confiança

Para que esse processo se torne mais simples e objetivo, evitando passar por problemas que podem ser evitados com o auxílio de um contador competente e de confiança. Um escritório de contabilidade que tenha experiência com abertura de empresa de médio e pequeno porte, vai te auxiliar a fazer desse processo mais seguro.

Conte com a Lancer Contadores, uma empresa de contabilidade em Maceió para atuar de forma transparente e objetiva no melhor caminho para abertura da sua empresa e com uma equipe competente, focada em resultados.

Clique aqui e entre em contato para falar com um de nossos especialistas e entender como podemos ajudar seu negócio com serviços inteligentes de contabilidade e finanças empresariais.

LEIA MAIS

Solicite agora um orçamento

Clique no botão abaixo para solicitar uma proposta.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: