Ser dono do próprio negócio é sinônimo de autonomia e visão de crescimento, sendo o sonho de muitas pessoas no país. Entretanto, abrir uma empresa em 2023 exige cuidado e muito conhecimento para evitar erros bruscos no caminho que podem custar todo o seu empreendimento.
Toda a burocracia envolvida, deixa o sonho mais distante para aqueles que o almejam, por não entenderem como resolver e quais caminhos seguir com tudo isso. E para isso estamos aqui, vamos te dar um passo a passo básico de como abrir a sua empresa para você terminar 2023 como dono do próprio negócio, sendo um empresário de sucesso em ascensão.
O que você vai ver nessa página
Toggle6 passos para abrir a sua empresa
01. Encontre o nicho do seu negócio
O primeiro passo para abrir uma empresa é entender que serviços ou produtos você pretende negociar nela. A partir dessa definição você poderá avaliar os custos de abertura, bem como processos burocráticos necessários e também como trabalhar a divulgação de acordo com o público alvo que deseja atingir.
02. Abra o CNPJ da sua empresa
A abertura de CNPJ é um processo gratuito que você pode fazer no cartório. O CNPJ identificará a sua empresa para a Receita Federal e será o meio pelo qual você pagará os impostos referente ao seu negócio para ficar regularizado com o Governo Federal.
Mas lembre-se, o CNPJ não é uma autorização para o funcionamento da sua empresa, ele é um item essencial para você conseguir prosseguir com o processo e adquirir as licenças.
03. Escolha o local
Para buscar as licenças, autorizações e o alvará é necessário escolher o local onde vai funcionar o seu empreendimento para que possam ser realizadas as devidas inspeções pelos órgãos reguladores.
Lembre-se de escolher um local com boa visibilidade para o público do seu negócio, que seja de fácil localização e claro, com uma estrutura que atenda às suas necessidades.
04. Licenças, autorizações e alvará
A escolha definida do nicho do seu negócio te dará direcionamentos para quais licenças e autorizações você precisa. Em alguns casos específicos é necessário autorização das Forças Armadas, como empresas que trabalham com materiais químicos, explosivos ou bélicos.
Para conseguir o alvará de funcionamento, assim como as autorizações necessárias como da Vigilância Sanitária e etc, você precisa ir até a Prefeitura do seu município, onde irão iniciar os trâmites.
05. Realize sua inscrição junto ao estado
Além das documentações municipais, é necessário regularizar a existência da sua empresa junto ao governo do seu estado. Em alguns casos, essa inscrição deve ser feita antes mesmo do alvará municipal. Será esse registro que te dará a autorização do estado para funcionar e que você receberá sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços).
06. Tenha especialistas para te ajudar nesse processo
Desde o planejamento financeiro, até definição do público e as licenças para funcionamento, é necessário contar com profissionais para evitar erros e gastos desnecessários para a abertura da sua empresa.
Contar com um contador, irá te ajudar a se planejar financeiramente da maneira correta e administrar os primeiros lucros da sua empresa para criar um capital de investimento para o crescimento da mesma.
Todo o auxílio oferecido no ambiente burocrático das questões te deixará mais livre e com mais tempo para estudar e executar o melhor para o seu negócio, para colocar a mão na massa e construir o seu império dentro do setor comercial que você escolheu trabalhar.
Se você precisa de ajuda nos serviços de contabilidade da sua empresa, saiba que a Lancer Contadores pode te ajudar
Conte com a Lancer Contadores, uma empresa de contabilidade em Maceió para atuar de forma transparente e objetiva na melhor solução para as adversidades dentro da sua empresa e com uma equipe competente, focada em resultados.